domingo, 27 de outubro de 2013

A Pirâmide do Aprendizado

     Pesquisando pela web, encontrei esta imagem aqui retratando um post que já havia feito em outra ocasião. Então, pensando no contexto da educação dá pra entender que somente com aula expositiva não faz com que o aluno se aproprie do saber. É preciso muito mais, tem que haver a interação com o objeto de estudo, o corpo precisa se fazer mais presente na sala de aula e não somente o cérebro. O conteúdo precisa ter emoção, significação para o educando...


2 comentários:

  1. Sou professora e procuro trabalhar e construir o conhecimento com meus aprendizes respeytando os estilos de aprendizagem que traduzem um pouco desta pirâmide.
    Exige muita observação e planejamento.
    Registros e avaliações.
    Ensinar é desafio e prática constante.
    Gostei da postagem!
    Um abraço!
    www.rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Diversificar as formas de aprendizado é algo que todo educador deveria se preocupar ao prepara suas aulas, pois quando um aluno não consegue entender de uma forma, ele ainda terá as outras para conseguir aprender.

    Com isso, sendo o redator de um blog escolar, acabei escrevendo um artigo sobre essa mesma temática, a respeito da pirâmide do aprendizado, onde falo a respeito da origem da mesma. Para os interessados, segue o link para a postagem logo abaixo:
    Pirâmide do Aprendizado e as formas de se aprender

    Aguardo a visita de vocês no Blog Escolar do SESI 166. Abraços!

    ResponderExcluir