segunda-feira, 29 de julho de 2013

Síndrome das pernas Inquietas




     A Síndrome das pernas inquietas, caracterizada por Dalgalarrondo(2011), pela necessidade irresistível de mover as pernas (acatisia) acompanhada pela sensação de desconforto “dentro” delas (pode também acometer os braços e todo o corpo). Podem ocorrer sensações parestésicas (formigamentos, sensação de peso ou de pinicar, etc.) nas pernas, entre o tornozelo e o joelho. Esse desconforto se intensifica com o repouso e melhora com o movimento. A sensação é pior à noite, prejudicando seriamente o sono. Ocorre em 5 a 15% da população adulta, aumentando com a idade."

Efeitos da síndrome das pernas inquietas
   Esta síndrome pode tornar difícil o ato de adormecer e de se manter o sono. As pessoas com esta síndrome não dormem suficiente e podem sentir-se cansadas e sonolentas durante o dia, o que tornar difícil a concentração, trabalho, estudo, e atividades sociais e quotidianas.
Não ter um sono suficiente também pode fazer com que as pessoas se sintam deprimidas ou com mau humor.

Tipos de síndrome das pernas inquietas
Há dois tipos de síndrome das pernas inquietas:
* Síndrome das pernas inquietas primária.
Esse é o tipo mais comum, também chamado de síndrome das pernas inquietas idiopática. A síndrome das pernas inquietas primária, uma vez que aparece, geralmente torna-se uma condição para toda a vida. Com o passar do tempo os sintomas tendem a piorar e ocorrem mais frequentemente, especialmente se a síndrome das pernas inquietas primária começar quando a pessoa é jovem. Em casos leves, pode haver grandes períodos sem sintomas, ou os sintomas podem durar um tempo limitado.
Causas da síndrome das pernas inquietas primária
Nos casos desta síndrome primária a causa não pode ser encontrada. Porém, é sabido que a síndrome das pernas inquietas primária tende a acontecer em membros da mesma família, o que sugere que há um componente genético na probabilidade de sofrer desta condição.

* Síndrome das pernas inquietas secundária.
Esse tipo é causado por outra doença ou condição médica, e algumas vezes por certos medicamentos. Os sintomas geralmente desaparecem quando a pessoa fica boa ou melhor da doença ou condição médica, ou quando para de tomar o medicamento que causou a síndrome.

Causas da síndrome das pernas inquietas secundária
A síndrome das pernas inquietas secundária é causada por certos medicamentos ou por outra doença ou condição médica. Algumas doenças e condições médicas que podem causar a síndrome das pernas inquietas secundária são:

* Deficiência de ferro, com ou sem anemia
* Falha nos rins
* Diabetes
* Doença de Parkinson
* Danos ao nível dos nervos das mãos ou pés
* Artrite reumatoide
* Gravidez

A síndrome das pernas inquietas secundária é comum em mulheres grávidas, ocorrendo nos últimos 3 meses de gravidez e geralmente melhorando ou desaparecendo em algumas semanas depois do parto. Porém, algumas mulheres podem continuar a ter os sintomas depois do parto ou desenvolver Síndrome das pernas inquietas de novo mais tarde.

Tratamento da síndrome das pernas inquietas
O tratamento da síndrome das pernas inquietas visa aliviar os sintomas, melhorar a qualidade do sono e tratar ou corrigir a condição que pode estar causando a síndrome. Os tipos de tratamento incluem mudanças de hábitos e/ou medicamentos.

As mudanças de hábitos que podem aliviar os sintomas da síndrome das pernas inquietas são:
* Evitar álcool, cafeína, fumo e alguns medicamentos (certos antidepressivos, remédios contra as náuseas, antipsicóticos e anti-histamínicos)
* Adoptar bons hábitos de sono: manter o quarto sossegado, escuro e confortável; usar o quarto para dormir e não para ver TV, usar computador e outras atividades; ir dormir e acordar nos mesmos horários...
* Seguir um programa de exercícios físicos moderados

Fonte:
ANDRADE, Marcelo. O que é Síndrome das Pernas Inquietas? Disponível online em: http://disturbiosdosono.net/sindrome-das-pernas-inquietas.shtml

DALGALARRONDO, Paulo . Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, 2ª edição. ArtMed,2011. 
VARELLA, Drauzio. Síndrome das pernas Inquietas. Disponível online em: http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/sindrome-das-pernas-inquietas/

Um comentário:

  1. caraca..tenho isso valeu pelas dicas. reconheço q gosto muito de cafe

    ResponderExcluir