domingo, 7 de abril de 2013

Sistema de recompensa


  


  Quando chegamos a uma conclusão ou informação importante, ou descobrimos algo que estávamos procurando, entra em ação o sistema de recompensa que  é aquele conjunto que sinaliza para o restante do cérebro quando algo deu certo.
     Ativar o sistema de recompensa significa aumentar o funcionamento de 2 componentes cerebrais importantes: a área Tegmental Ventral (acionada quando recebe no córtex pré-frontal, um sinal de que algo interessante e positivo acaba de acontecer, ou talvez, tenha grandes chances de acontecer em breve, nesse momento os neurônios desta área despejam dopamina sobre o núcleo acumbente) e o núcleo acumbente.


     A dopamina é uma substância neuromoduladora que é capaz de modificar as atividades elétricas dos neurônios quando as recebe. Quanto maior a quantidade de dopamina que recebemos maior é a motivação, maior é a sensação de bem-estar que associamos aquele comportamento.
      Portanto, temos a tendência a repetir estímulos que possam ativar nosso sistema de recompensa. Se o aluno recebe um elogio do professor por determinada situação, com certeza irá querer repetir a ação para receber novos elogios. Se disser para tal pessoa que o sorriso dela é encantador, certamente ela vai sorrir com muito mais frequência. Como também se comemos algo que nos deu prazer, visitamos algum local maravilhoso ou sentimos alegria na companhia de alguma pessoa, vamos querer repetir a dose...

6 comentários:

  1. Diferentes olhares que se complementam... com as mãos (a ação) O símbolo, por si só, já ensinou. obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, achei interessantíssimo esse post, pois ainda não havia visto uma abordagem sobre o Sistema de Recompensa com exemplos cotidianos e a esquematização neurológica do processo.
    Gostaria de saber como funciona a reserva de dopamina na área Tegmental Ventral, e se adiando prazeres as doses de dopaminas nas atividades distintas e posteriores serão mais intensas.

    Grato desde já.

    ResponderExcluir
  3. Ok. O sistema de recompensa citado acima é baseado em receber os estímulos de fatores externos. Poderia nos explicar em fatores internos como auto-estima, amor por si próprio e convicção e como funciona?

    ResponderExcluir
  4. Olá gente,
    Se vocês tem maiores interesses sobre este assunto pesquisem Suzana Herculano-Heuzel, a neurocientista e pesquisadora brasileira, que aborda o que acima foi mencionado e inspirado na própria Herculano-Heuzel.

    ResponderExcluir