segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Hábitos que podem prejudicar seu cérebro

Temos muitas manias e hábitos que executamos quase que diariamente. No entanto, temos  tendência a não reconhecer  que esses hábitos podem causar alguns danos cerebrais. 


1. Pular o café da manhã e ir direto para o almoço.

Pessoas que não tomam café da manhã normalmente tem um menor nível de açúcar no sangue. Isso acaba gerando uma insuficiência de nutrientes ao cérebro, causando a degeneração do mesmo.



2. Comer demais. 

Comer em demasia provoca o endurecimento das artérias cerebrais, que resulta em uma diminuição no poder mental. Ao realizar uma tarefa, tal como montar um quebra-cabeça, redigir um texto, sua concentração ficará reduzida.



3. Fumar

O fumo não só prejudica os pulmões, como também o cérebro. A nicotina do cigarro contém algumas substâncias que causam o encolhimento do cérebro, podendo até causar doenças, tais como o Alzheimer.





4. Alto consumo de açúcar 

Grande quantidade de  açúcar diminui a absorção de proteínas e nutrientes, causando má nutrição,  interferindo no desenvolvimento cerebral.





5. Exposição a poluição do ar 

A inalação de ar poluído diminui a oferta de oxigênio, provocando uma diminuição na potência cerebral. 





6. Dormir pouco

O sono é extremamente essencial. Ele permite que o nosso cérebro descansar, sendo que a privação de longa duração de sono acelera a morte de células  cerebrais.




7. Cobrir a cabeça durante o sono

Aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui a concentração de oxigênio, que acaba causando efeitos prejudiciais no cérebro.






8.  Trabalhar  durante uma doença

Isso é bastante comum, trabalhar ou estudar quando estamos doentes, mas, além da dificuldade do cérebro para responder nesse estado, acabamos prejudicando-o.







9. Falta de pensamentos estimulantes 

O pensamento é que a melhor maneira de treinar o nosso cérebro. Ter conversas sensatas, escrever textos, ler bons livros, assistir a bons filmes são algumas das formas que podemos estimular bons pensamentos.






10. Falar pouco ou deixar de praticar conversas inteligentes

A fala estimula a potência do cérebro. Conversas profundas ou intelectuais promovem a eficiência cerebral.












6 comentários:

  1. Ótimo post. Que bom que eu não tenho esses 10 hábitos prejudiciais ao cérebro. Atenciosamente,
    Gabriel.
    Blog de Geografia - http://suburbanodigital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. excelente blog, obrigada

    ResponderExcluir
  3. São aqueles que não gostão de café,e sim de doces!

    ResponderExcluir