domingo, 30 de setembro de 2012

Aprender sem esforço consciente, é possível?


Uma pessoa poderá ter seus padrões de atividade cerebral modificados apenas olhando para uma tela de computador - e sair da "aula" com melhor desempenho físico ou mental.[Imagem: www.nsf.gov]

  Segundo uma pesquisa publicada em dezembro de 2011 na revista Science será possível aprender tarefas de alto desempenho com pouco ou mesmo nenhum esforço consciente.
   Será possível aprender a tocar piano, reduzir o estresse mental, melhorar o desempenho no esporte ou virtualmente qualquer outra tarefa que, normalmente, exija grande treinamento e grande esforço.
Esta técnica já é de conhecimento de alguns, se chama “Neurofeedback”.
  
O cérebro poderá ser controlado pelos olhos

  Os pesquisadores usaram imagens de ressonância magnética funcional (fMRI) para, através do córtex visual de uma pessoa, induzir padrões de atividade cerebral equivalentes a um padrão previamente conhecido, envolvido com o aprendizado que se quer obter.
   Imagine uma pessoa olhando para uma tela de computador e tendo seus padrões de atividade cerebral modificados para se equivalerem àqueles de um atleta de ponta, ou para se recuperar de um trauma.
    As pesquisas ainda estão em estágio inicial, mas os cientistas afirmam que esta é uma possibilidade que poderá ser real no futuro. "As áreas visuais dos adultos são suficientemente plásticas para induzir um aprendizado perceptual visual," garante Takeo Watanabe, coordenador do estudo, que envolveu cientistas do Japão e dos Estados Unidos.
  Os neurocientistas descobriram que as imagens vão gradualmente se construindo no cérebro de uma pessoa, aparecendo primeiro como linhas, bordas, formas, cores e movimentos. Em seguida, o cérebro parte para os detalhes, que permitem, por exemplo, que saibamos diferenciar uma bola vermelha de uma bola azul. Kazuhisa Shibata, criador da técnica conhecida como “neurofeedback” explica que a mesma induz um determinado padrão de atividade cerebral por meio da ativação do córtex visual. Esse padrão foi obtido por meio de ressonância magnética do "professor", aquele indivíduo que já dominava a tarefa.
   Os pesquisadores então testaram se as repetições desse padrão de ativação cerebral no "aluno" poderiam aumentar seu desempenho naquela tarefa. E os resultados surpreenderam, pois os voluntários aprenderam mesmo quando não sabiam que estavam aprendendo, e pensavam estar participando de um teste de computadores. Isso seria algum tipo de aprendizado automatizado ou hipnótico? Os cientistas afirmam que sim, mas fazem algumas ressalvas.
"Neste estudo, nós confirmamos a validade de nosso método somente no aprendizado perceptual visual. Nós vamos ter de testar se o método funciona também em outros tipos de aprendizado," afirmam.
   Mas o que já foi alcançado não é pouco, incluindo memória, controle motor e reabilitação. Depois de frisarem o termo "possibilidades", os pesquisadores falam em aprender idiomas e até aprender a pilotar um avião.
    Entretanto há riscos bastantes óbvios, sobretudo quando se leva em conta que a técnica funciona com pessoas que não sabem que estão aprendendo, além de que se deve ser cuidadosos para que isso não seja usado de forma não-ética," concordam os cientistas.


No Brasil, já existem locais em que esta técnica vem sendo aplicada, basta acessar os vídeos para ver como a mesma funciona...







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