terça-feira, 19 de junho de 2012

O que são Testes Psicológicos?

Testes psicológicos são um conjunto de tarefas pré-definidas cuja finalidade é a descrição de fenômenos psicológicos, classificação diagnóstica, predição, planejamento de intervenções ou monitoramento. Os testes psicológicos podem ser escalas, inventários, questionários (exemplos de testes objetivos), ou ainda tarefas que impliquem a projeção e/ou expressão gráfica do comportamento do avaliando (testes projetivos e expressivo-gráficos, respectivamente).

#Quem pode aplicar os testes?
Segundo a Lei 4.119/62, que regulamenta a profissão de Psicólogo e dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia, é função privativa do Psicólogo “a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: diagnóstico psicológico; orientação e seleção profissional; orientação psicopedagógica; solução de problemas de ajustamento” (Art. 13)

#Os Psicólogos podem ensinar profissionais que não sejam Psicólogos a aplicar os testes?
O Código de Ética Profissional do Psicólogo, em seu Art 18, reforça que os testes psicológicos são de uso exclusivo da nossa profissão e que cabe ao psicólogo não divulgar, ensinar, ceder, emprestar ou vender a leigos instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão.

#Como eu posso saber mais sobre os testes?
A lista de testes exclusivos para o uso dos psicólogos está disponível no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) no site www2.pol.org.br/satepsi. Neste site é possível localizar a listagem de testes favoráveis (para o uso profissional e também pesquisas), desfavoráveis (uso exclusivo para pesquisa) e ainda instrumentos que foram analisados pela comissão consultiva do SATEPSI como testes psicológicos, mas ainda não foram enviados para análise prevista na Resolução CFP nº 002/2003.

Fonte: unisul.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário