terça-feira, 22 de maio de 2012

Pesquisando sobre o cérebro - 5


Parte 3.3 - Lobos cerebrais

3.LOBO TEMPORAL:

Lobo Temporal: O lobo temporal situa-se abaixo do sulco lateral e da linha imaginária que vai deste sulco até a porção média da linha imaginária que desce do sulco parieto-occipital à incisura pré-occipital. Em síntese, localizam-se acima das orelhas e têm como função processar os estímulos auditivos.

Fonte: http://www.algis.com.br/epilepsia
O lobo temporal relaciona-se com a audição, com a olfação, com funções psíquicas, a linguagem compreensiva e por ele passa as vias visuais ( que se dirigem ao lobo occipital). É  a estrutura central  responsável pelo gerenciamento da memória.
Segundo SILVA (2012), lesões no lobo temporal podem ocasionar, entre outras, algumas das alterações abaixo:
- afasia de Wernick: a pessoa não entende o que ouve e nem o que fala, lê ou escreve. No entanto fala  muito, sem entender o que diz.
- agnosia auditiva: não tem capacidade de reconhecer sons (alguns ou todos, dependendo o grau de comprometimento). Certas pessoas têm incapacidade reconhecer música que já conhecia (chama-se isto de amusia).
Imagem: http://afasiassensoriais.blogspot.com.br/
         Os lobos temporais processam os eventos imediatos na memória recente e remota. Eles permitem que os sons e as imagens sejam interpretados, armazenam os eventos sob a forma de memória e evocam os já memorizados e geram as vias emocionais. Uma lesão do lobo temporal direito tende a afetar a memória dos sons e das formas. Uma lesão ao lobo temporal esquerdo interfere drasticamente na compreensão da linguagem oriunda de fontes externas ou internas e, tipicamente, impede que o indivíduo se expresse através da linguagem. Os indivíduos com uma lesão do lobo temporal direito não dominante podem apresentar alterações da personalidade como, por exemplo, a falta de humor, graus incomuns de religiosidade, obsessões e perda da libido.  

FUNÇÃO DO LOBO TEMPORAL: LINGUAGEM (É UMA LINGUAGEM DE COMPREENSÃO, FICA DO LADO ESQUERDO QUE É A ÁREA DE WERNICK- LINGUAGEM SENSITIVA, aqui tudo a gente compreende. Na área temporal compreendemos o sentido da palavra e na área frontal .
Tudo que a gente ouve pega o sentido da palavra (isso em milésimos de segundo). Ele faz entender as complicações daquilo que a gente ouve, se entendemos que está tudo bem, o lobo temporal se comunica com o frontal e faz ele responder ao que foi nos perguntamos.
Fonte:  http://despertaremsons.blogspot.com.br/2009/08/acordes-na-cabeca.html 
AFASIA- (de Wernick) essa pessoa fala pelos cotovelos, mas não planeja o que fala, por exemplo se alguém pergunta: - Qual seu nome? Ela pode responder: - Eu tenho 15 anos. 
AGNOSIA- não reconhece sons
AMUSIA – não reconhece músicas. 

Kapczinski (2011,p.26) nos diz lobos temporais:
... estão relacionados a memória, audição, processamento e percepção de informações sonoras, reconhecimento de faces e objetos, capacidade de entender a linguagem, processamento visual de ordem superior e regulação das reações emocionais. Possuem como subestruturas a amígdala, o córtex auditivo primário e a área de Wernicke, além dos giros temporais. A lesão dos lobos temporais pode resultar em agnosias e prejuízo da memória e da compreensão da linguagem. Na demência de Alzheimer ocorre, principalmente, atrofia do lobo temporal medial, que se inicia no córtex entorrinal, hipocampo e amígdala. Na esquizofrenia, há descrição de disfunção do lobo temporal, mesmo em familiares saudáveis.


Fontes de Consulta:



KAPCZINSKI, QUEVEDO, IZQUIERDO & COLLS. Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
SILVA, Cléber R. A. Aspectos Funcionais do Sistema Nervoso. Novo Hamburgo, Feevale, 2012 

5 comentários:

  1. Matéria maravilhosa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão teve encefalite herpetica com sequelas graves. Essa matéria me esclareceu algumas dúvidas. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha esposa também teve encefalite herpética. poderíamos trocar experiências. Caso queira pode enviar email ppeixotoaaa@hotmail.com.

      Excluir
  3. Olá tenho um projétil no crânio, fui atingido no lado direito próximo a fronte

    ResponderExcluir