sexta-feira, 11 de maio de 2012

Jogo: Cálculo Premiado

Ana Lúcia Hennemann - Maio/2012
          Muitas vezes deixamos de realizar jogos na sala de aula por falta de tempo para elaboração de  materiais apropriados para tais atividades. Entretanto, o Jogo Cálculo Premiado é uma atividade que as crianças adoram e não necessita de materiais diferenciados para realizá-lo. Este  jogo aprendi com uma colega de trabalho, há muitos anos atrás, e utilizo nas mais variadas séries, claro que adaptando de acordo com o nível de entendimento dos alunos.
               Inicialmente os alunos recebem meia folha de ofício e a dobram de acordo com a quantidade de rodadas do jogo. No quadro, a professora coloca três colunas A, B e C e em cada uma delas há um cálculo.
           Os alunos deverão escolher uma das colunas e realizar o cálculo da mesma. Sendo que, anteriormente, se faz a combinação de que todos devem marcar na sua cartela qual a coluna que escolheram, pois valerá pontos para quem fizer o cálculo correto e um 2º ponto para quem tiver sua coluna sorteada.
                   Quando todos tiverem realizado o cálculo, juntamente com os alunos, a professora faz a correção das três colunas, sendo que cada um marca 1 ponto se acertou o cálculo e em seguida se joga o dado para ver qual a coluna sorteada. Sendo que aqui, além dos 3 lados do dado A, B e C, as crianças pediram para colocar mais 3 lados com outro sinal, onde se caísse esse sinal, todos os cálculos seriam sorteados.
           Obs. Na falta de dados, pode-se até utilizar qualquer outro recurso, tal como cartas com as letra A, B e C e alguém faz o sorteio das mesmas. E como já mencionei anteriormente, cada um pode adaptar conforme as habilidades e competências de seus alunos. O importante é Brincar, Jogar e Aprender.

Um comentário:

  1. Em sala de aula, trabalhar com o lúdico aliado a aprendizagem é sucesso na certa !!!! Adorei !!!

    ResponderExcluir