terça-feira, 22 de maio de 2012

Hemisférios Cerebrais

Tal como em todos os mamíferos, o cérebro do ser humano está dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo, unidos por vários feixes de fibras de comunicação, sendo o maior de todos denominado de corpo caloso.

Os hemisférios cerebrais controlam a parte oposta do corpo, porque os feixes nervosos que conduzem as instruções até aos músculos cruzam-se no percurso. O hemisfério esquerdo e o direito desempenham funções diferentes.
Nos seres humanos cada um dos hemisférios especializou-se em funções diversas: é o que se designa por lateralização hemisférica.
hemisfério direito controla a formação de imagens, as relações espaciais, a percepção das formas, das cores, das tonalidades afectivas e o pensamento concreto. Processas as emoções mais negativas. As melodias são melhor percebidas no ouvido esquerdo, que é controlado por este hemisfério. Se houver uma lesão no hemisfério direito, é frequente as pessoas terem dificuldade em encontrar o seu caminho, em orientar-se.
hemisfério esquerdo é responsável pelo pensamento lógico, pela linguagem verbal, pelo discurso, pelo cálculo e pela memória. Processa as emoções mais positivas e optimistas. Pessoas com o hemisfério esquerdo danificado têm dificuldade em reconhecer rostos.
É graças ao funcionamento integrado dos dois hemisférios que, por exemplo, atribuímos significado a uma expressão verbal, a uma conversa: quando desenvolvemos um diálogo, é o hemisfério esquerdo que permite a produção do discurso, mas é o direito que dá a entoação ao que se diz.
Nada é regulado só pelo hemisfério direito ou só pelo hemisfério esquerdo.
. A linguagem, o raciocínio lógico, determinados tipos de memória, o cálculo, a análise são próprias do hemisfério esquerdo.  Enquanto isso, o direito não usa palavras, é intuitivo, usa a imaginação, o sentimento e a síntese.
. O lado esquerdo do cérebro sabe situar-se dentro do tempo e procura situações seguras, já o lado direito abstrai-se do tempo e gosta de se arriscar. Para o hemisfério direito não existe a expressão "perder tempo".
. O esquerdo costuma imitar, representar, fingir;  o direito é criativo e autêntico.
. Por ser racional e crítico, o lado esquerdo do cérebro não se aventura a criar, inventar, sonhar.  Prefere a segurança do conhecido, do lógico, do aceito pela sociedade em que vive.  Já o lado direito solta a imaginação, viaja pelas asas do sonho, cria, inventa, recria e assume ser livre.
Fonte:http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/psicologia/12_cerebro_humano_d.htm

Um comentário:

  1. ouvi dizer (mentira, vi no big bang theory) que os ouvidos não cruzam hemisférios, logo se vc ouve com o ouvido direito, estará usando o lado direito do cérebro, isso é verdade?

    ResponderExcluir