sexta-feira, 4 de maio de 2012

Brincando com os adjetivos

Ana Lúcia Hennemann - Maio/2012

          O jogo acima foi desenvolvido em função do dia das mães e pode ser utilizado em qualquer série desde de que se faça as devidas adaptações.
          Num primeiro momento os alunos fizeram a leitura de todos os adjetivos que estavam descritos nas fichas; então, cada um deveria vir na frente e dar pistas de um adjetivo que combinasse com sua mãe, por exemplo: se escolhesse "curiosa", poderia dizer que sua mãe gosta de saber das coisas, faz bastante perguntas e assim por diante. Quando os colegas descobrissem o adjetivo escolhido, o colega retirava uma ficha que havia dentro do mesmo, pois em cada adjetivo havia uma tarefa a ser executada.
          Neste jogo estavam os seguintes símbolos que representavam as tarefas:
ESTRELA - Quem retirasse uma ficha com uma estrela deveria dizer os nomes dos colegas que tinham a mesma letra inicial do adjetivo escolhido e trocar de lugar com esses colegas, ou seja, sentar no lugar do colega.
CORAÇÃO - Cada vez que alguém tirasse coração, todos deveriam levantar e abraçar os colegas que tivessem a mesma qualidade do adjetivo escolhido.
ABC - Se esse símbolo aparecesse, os alunos deveriam observar qual a cor da palavra escolhida e todas as palavras que tivessem aquela cor deveriam ser colocadas em ordem alfabética.
FRASE - Ao retirar a ficha com esta palavra, os alunos deveriam escrever uma frase com o adjetivo escolhido.
SÍLABAS - Os alunos deveriam separar as sílabas de todas as palavras que tivessem a mesma cor que o adjetivo escolhido.
CÁLCULOS - Todos tinham que resolver o cálculo que se encontrava atrás da ficha.
OBS.: Esta atividade pode variar trocando os adjetivos por gravuras de objetos (batom, bolsa, perfume...) ou pelo próprio nome das mães dos alunos. As atividades a serem colocadas atrás das fichas podem variar de acordo com os conhecimentos da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário